quarta-feira, 27 de abril de 2011

                                  
Combustíveis(Gasolina)

A gasolina apresenta dois problemas quando queimada nos motores dos carros. O primeiro problema tem a ver com a névoa fotoquímica (smog) e o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa.
Ao queimar gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de dióxido de carbono e água no cano de escapamento. Infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina, ele também produz:
  • monóxido de carbono, um gás venenoso
  • óxidos de nitrogênio, as fontes principais da névoa fotoquímica
  • hidrocarbonetos não-queimados, a fonte principal de ozônio urbano
§  Catalisadores eliminam boa parte desta poluição, mas também não são perfeitos. A poluição do ar vinda dos carros e das usinas termoelétricas é um problema real nas grandes cidades.
§  O carbono também é um problema. Quando queimado, ele se transforma em uma grande quantidade do gás dióxido de carbono. A gasolina é principalmente carbono em peso, então um litro de gasolina deve liberar 0,7 kg de carbono na atmosfera. OS EUA lançam aproximadamente 900 milhões de quilogramas de carbono na atmosfera todos os dias.
§  Se fosse carbono sólido, seria extremamente perceptível, pois seria como lançar um saco de 600 gramas de açúcar para fora da janela do carro para cada litro de gasolina queimada. Mas como os 600 gramas de carbono saem como um gás invisível (dióxido de carbono), a maioria de nós não tem consciência disso. O dióxido de carbono que sai do escapamento de cada carro é um gás causador do efeito estufa. Os efeitos finais são desconhecidos, mas há a forte possibilidade de haver mudanças de clima extremas que afetarão a todos no planeta (por exemplo, os níveis dos mares podem subir, inundando ou destruindo cidades costeiras). Por essa razão, há esforços crescentes para substituir a gasolina pelo hidrogênio.
§  Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos.
§  Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega.
§  O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário